O ministro da Justiça, Flávio Dino, esteve neste sábado (19) em São Luís, onde participou da 5ª Conferência Estadual da Advocacia promovida pela OAB-MA. Durante o evento, Dino adotou um tom político, reforçou seu papel à frente do ministério e, de maneira sutil, fez gestos em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF), corte para a qual é cotado a uma vaga.

Ovacionado por advogados e lideranças políticas, Dino destacou a importância do papel do STF na defesa da democracia e fez questão de lembrar sua atuação como juiz federal, senador e atual ministro. Em seu discurso, ressaltou a necessidade de manter o equilíbrio institucional e proteger os direitos fundamentais, numa fala que muitos interpretaram como uma movimentação clara em busca de apoio à sua indicação para a Suprema Corte.

“Não podemos permitir retrocessos. A Justiça deve ser o farol da democracia e da dignidade”, afirmou Dino, em referência ao cenário político nacional.

A presença do ministro no Maranhão também teve peso simbólico. É a primeira vez que ele participa de um grande evento no estado após ser cotado publicamente como favorito do presidente Lula para ocupar a vaga que será aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, em outubro.

Aliados e adversários políticos viram na visita uma movimentação estratégica de Dino para consolidar apoios — tanto no meio jurídico quanto no Congresso Nacional, onde seu nome precisará passar por sabatina e votação no Senado, caso seja indicado por Lula.

Deixe um comentário

frase do dia

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

– William Randolph Hearst (1863-1951)