A vice-prefeita de Cedral (MA), Zica do Sindicato, está sendo alvo de uma denúncia por suposto uso indevido do seguro-defeso — benefício destinado exclusivamente a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca.

De acordo com reportagem do UOL, Zica teria recebido o benefício entre 2020 e 2024, mesmo exercendo o cargo de professora. Além dela, também teriam acessado indevidamente o auxílio sua filha, seu sobrinho e seu namorado, todos com ocupações fora da atividade pesqueira.

A filha, Ariane Cristina, é estudante de odontologia. O sobrinho, Arianderson, atua com mídias sociais. Já o namorado, Laurenilson Filgueiras, trabalhava na prefeitura quando recebeu o benefício. Todos têm ligação com o Sinpece — sindicato presidido por Zica — que inscreve cerca de 2.200 pessoas por ano no programa do INSS.

Cedral chama atenção por ter uma das maiores proporções de pescadores do país: são 4.600 registros no Ministério da Pesca, o equivalente a 60% da população adulta. Diante dos indícios de irregularidade, a Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou uma auditoria em 23 municípios, incluindo Cedral, para investigar fraudes no pagamento do seguro-defeso.

Deixe um comentário

frase do dia

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

– William Randolph Hearst (1863-1951)