A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a segunda fase da Operação Lei do Retorno, estourando 49 mandados de busca e apreensão em cidades do Maranhão e também em Fortaleza (CE).

Com a ofensiva de hoje, já são 94 mandados cumpridos contra suspeitos de integrar um esquema criminoso que teria surrupiado mais de R$ 50 milhões do Fundeb entre 2021 e 2025.

As ações se concentraram em Estreito, Imperatriz, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar e Timon, além da capital cearense.

Até agora, a PF já apreendeu cerca de R$ 2,5 milhões em dinheiro vivo, cheques e veículos de luxo. Segundo os investigadores, parte dos contratos superfaturados era devolvida a servidores públicos, em um esquema de corrupção escancarada que envolvia fraudes em licitações e roubo de recursos da educação.

Os envolvidos podem responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 50 anos de prisão.

Deixe um comentário

frase do dia

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

– William Randolph Hearst (1863-1951)